FAN PAGE

Curta Celso Leal no Facebook em:
https://www.facebook.com/celso25858
e conheça suas ideias e propostas para tonar o Rio de Janeiro cada dia melhor.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quem tem telhado de vidro, evita chuva de pedras...

Cabe às oposições, como é óbvio, se oporem aos governistas seja de qual for a esfera política. Afirmar posições, pois, se não falam em nome de alguma causa, alguma política e alguns valores, as vozes se perdem sem chegar aos ouvidos do povo. A oposição no entanto, para ser ouvida, deve se ter o que dizer e também não se enganar a respeito de sua base, que é feita de um partido político e seu ideal político, e não do "povo".

Não é papel do povo a exclusividade de se fazer oposição política. O povo elegeu seus representantes, alguns para ser governo e outros para ser oposição, e espera esta exclusividade unicamente destes. Certamente ainda mais relevante, é o fato de que a oposição poderia sim ser construtiva quando possível. Uma oposição na maioria das vezes, deve adotar uma posição contrária, mas nunca uma posição de negativismo supremo. É benéfico existir oposição, mais é repugnante ser oposição negativa em tudo. A critica deve ser percebida como algo construtivo sempre, para mostrar sinais que o Lulo-petismo consagrado em 2003, está sendo superado.

Um projeto de oposição se frustrará, em termos de consolidação da democracia, se o foco é exclusivamente nos interesses eleitorais, e quando "esta oposição", trata os adversários políticos como inimigos a serem dizimados. Subir em palanques para xingar o adversário é algo que deve ser mal visto pelo povo, pois é este o comportamento do politico que fara oposição de forma errada. É bem certo que o politico que possui este mal hábito, tem interesse totalmente contrário ao de servir o povo, e acaba por confundir seus interesses com o do povo.

É impossível, que um governo seja visto pela oposição, só como um governo ruim. Que se manifesta contra tudo e não enxerga às melhorarias dos governistas. Sem sombra de dúvida tirando a forma que a democracia deve ter. Uma oposição política verdadeira atua como algo que acrescente e não como uma perseguidora de poder, que tenta a manipulação das classes de trabalhadores em prol apenas do beneficio político.

A oposição que luta a favor da democracia, é a oposição que enxerga as idéias e projetos da posição governista como aquelas que devem ser sempre melhoradas ou até mesmo mudadas e anuladas. Aos que não assim o fazem, deve ser sim descartados através do voto, ou algum eleitor quer para si um representante que na hora de acrescentar aos projetos políticos só discorda, só depreda e só amaldiçoe a opinião da maioria (que elegeu o governo). Imagine um aluno em sala de aula com esse perfil, ou um juiz de futebol, ou até um juiz de direito. Com certeza são esses que nada acrescentam e são esses que frustam os planos de quem quer fazer o seu papel dentro do que se deve ser feito.


(Texto de Elesbão Pinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário