Urgências do Rio
Não é possível pensar o transporte e o trânsito em qualquer cidade do mundo fora de uma visão sistêmica que garanta o equilíbrio urbanístico, econômico, social e ambiental. Isso não acontece no Rio hoje.
Com o objetivo de equacionar as questões do transporte e do trânsito na cidade, propomos:
- Reduzir o nível atual de exclusão social nos sistemas de transportes públicos.
- Reduzir os tempos de acessibilidade, de espera e de viagem através de medidas de integração descentralizada entre os diferentes modais de transporte.
- Criar empregos ao longo das linhas de transporte de massa, bem como a elas acoplar os novos postos de saúde, hospital, escola, creche, e shopping centers com objetivo ainda de reduzir a concentração de demanda nos picos horários nessas linhas;
- Coordenar os projetos de reurbanização inteligente, alicerçada na operação de acessibilidade às estações do Metro, dos trens metropolitanos, permitindo a integração descentralizada com os modais alimentadores desses grandes sistemas de transporte de massa.
- Reduzir as emissões de gases veiculares.
Para modernizar a engenharia do tráfico e reduzir drasticamente os pontos de estrangulamento, vamos investir as seguintes ações:
- Implantar programa permanente de manutenção e aprimoramento da sinalização, do pavimento e da geometria das vias, visando eliminar os pontos de estrangulamento do tráfego para minimizar as horas anuais de congestionamento.
- Realizar estudo para reordenar a circulação de veículos de transporte de cargas na cidade.
- Reorganizar e equipar a CET RIO para uma atuação mais eficiente no trânsito inclusive com operação na via.
O sistema de ônibus urbano deverá também estar integrado com o sistema complementar de transporte. Para que isso ocorra, será necessário:
- Pesquisar a demanda existente para esse sistema e racionalizar as linhas.
- Estudar a inclusão desse sistema complementar de transporte ao bilhete eletrônico ou vale transporte.
- Disciplinar a operação do sistema complementar.
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